Ainda não está disponível um cliente do Google Drive para Linux , enquanto o Google não lança uma versão oficial do Google Drive, além da interface web, a melhor solução para obter o Google Drive no Linux é usar o Grive, uma alternativa não oficial , open source, um cliente Linux linha de comando para o Google drive.
Por enquanto, o aplicativo é considerado experimental e carece de sincronização completa, mas pode fazer o upload e download de arquivos novos ou alterados já (assim você pode acessar seus arquivos offline). O que ele não pode fazer ainda é: esperar por alterações e sincronizar automaticamente os arquivos ou excluir arquivos (quando um arquivo é apagado localmente, é ignorado e quando está apagado remotamente, é reuploaded se existir localmente).
Inicialmente, Grive não suportar upload de novos arquivos e só pode fazer upload de arquivos mudaram, mas a versão mais recente do GIT (disponível no WebUpd8 PPA) suporta upload de novos arquivos também. No entanto, em meu teste, isso só funciona para um arquivo de cada vez. Felizmente, isso vai ser corrigido em breve.
Instalando Grive (CLI Google Drive Client) no Ubuntu
Adicione o PPA WebUpd8sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8
sudo apt-get update
sudo apt-get install grive
1. Grive irá fazer o download / upload de arquivos novos ou
alterados a partir do diretório que você executá-lo,
crie uma nova pasta, vamos chamá-lo "grive", em seu diretório home: mkdir -p ~/grive
cd ~/grive
A primeira vez que você executar Grive, você deve usar o "-a" argumento de lhe conceder permissão para acessar o Google Drive:grive -a
Depois de executar o comando acima, uma URL deve ser exibido no terminal - copie e cole-o em um navegador esta URL. Na página recém-carregado, você será solicitado a dar permissão Grive para acessar seu Google Drive e depois clicar em "Permitir acesso", um código de autenticação será exibida - copie este código e cole no terminal onde você executou Grive.É isso aí. Agora, cada vez que você deseja sincronizar Google Drive com a sua pasta "grive" local, navegue até a pasta "grive" (passo 2) e executar "grive" (desta vez sem "-a" desde que você já autenticado Grive com Google Drive).
Como o meu servidor samba não está no mesmo host do Grive, para instalar a versão mais recente do Grive, optei por usar um cliente samba.
Montando Um compartilhamento samba através do comando mount.Instale o smbcliente:
sudo apt-get install smbclient
O compartilhamento pode ser montado manualmente como em:
mount //servidor/arquivos /home/gdh/grive -o
username=gdh,password=1234,uid=gdh
Ou pelo boot, via fstab:
//servidor/arquivos /mnt/smb smbfs username=gdh,password=1234,uid=gdh,gid=users 0
no meu caso optei por criar uma linha de comando no arquivo /etc/rc.local
Ver artigo sobre como usar o smbclient no Guia do hardware em:
Montando compartilhamentos do Samba via linha de comando
cd ~/grive
grive -a

Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário